Esse é o último item da lista de prioridade de muitas mães, para não dizer de todas. Não se sinta culpada por querer um tempo só para você. Combine que toda quinta-feira é o seu dia para encontrar com suas amigas, ir ao salão de beleza ou fazer um curso – e, nesses dias, seu marido chega mais cedo. No sábado, quando ele for jogar futebol, você fica com as crianças. Marque um encontro com seu marido na sua casa
“Ter filhos é saber que vocês dois nunca mais serão dois.” Você já deve ter ouvido algo parecido. Caso vocês não se encontrem nunca, então marque na agenda como um compromisso: “Tomar uma taça de vinho hoje, às 23h”. Se você tem uma pessoa de confiança, combine que ela vai dormir na sua casa uma vez por semana, e essa fica sendo a noite de vocês. Não pule a ginástica (ou, pelo menos, tente); Fazer exercícios é um plano que nem todo mundo encara com “aqueeele” prazer. Antes de se matricular numa academia, pergunte a si mesma: “É pra valer? Estou mesmo disposta?”. Sem isso, nem tendo tempo você vai querer vestir aquelas roupinhas de ginástica. Se decidir que está mesmo a fim, experimente fazer à noite enquanto seu filho dorme (e aí você e seu marido se revezam para cada um malhar por 30 minutos), passear com seu filho no carrinho todas as manhãs ou ir na academia na hora do almoço. Junte o útil ao agradável no encontro com as amigas. Como mal dá tempo de cuidar de tudo o que você precisa, sair com as amigas fica por último nas prioridades, certo? Errado. Uma boa dica é combinar uma periodicidade e tentar cumpri-la. Uma vez por mês, por bimestre? Procure se organizar e aproveite o encontro para aprender algo. Pode ser uma maquiadora com dicas para ficar bonita em dez minutos, uma estilista com conselhos de moda para cada uma...o encontro fica muito mais divertido e útil. Use maquiagem express. Chega de sair de cara lavada. Já existem sombra e blush adesivos, além de esmaltes instantâneos. Outra vantagem é que essas maquiagens não fazem sujeira nem ocupam espaço. Se você prefere as tradicionais, faça uma maquiagem rapidinha na porta da escola. Reveja a agenda da criança. Caso o seu filho seja muito agitado, e deixá-lo com os avós é quase missão impossível, veja se uma mudança na agenda dele não ajudaria. Caso você descubra, por exemplo, que seu filho dorme mais cedo no dia em que vai à natação, mude a aula para a sexta-feira e aproveite esse dia para deixar a criança com a avó e sair com seu marido. Organize o marido. Será? Quem não tem essa ajuda extra pode montar uma lista com todas as atividades, separando o que cada um faz. Aí, juntos, vocês terão uma ideia de quem está sobrecarregado. Assim, é possível reorganizar as tarefas. E não esqueça: aceite a ajuda da maneira que vier, e não da maneira que gostaria que fosse.
Declare independência do celular. Sim, o aparelho é muito importante para a programação do dia dar certo. Mas, às vezes, só funciona como uma fonte de ansiedade, não é? Se seu filho está com alguém de confiança e você, sozinha com seu companheiro, enfim, desligue o celular ou pelo menos coloque o aparelho no vibracall.
0 comentários:
Postar um comentário